30/10/2012

Significados de termos ligados ao Código Florestal

Vários termos são utilizados quanto a este tema, entretanto nem sempre se tem certeza de seus significados, que são importantes para um melhor entendimento.

Áreas de Preservação Permanentes (APPs): são aquelas protegidas pelo Código Florestal Brasileiro.

II - área de preservação permanente: área protegida (...) coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas (Lei Federal no. 4771/1965, alterada pela Medida Provisória nº 2.166-67/2001).


Imagem: área de preservação permanente; reprodução

Reserva legal: a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna/flora nativas. (art. 1°, § III da Lei nº 4.771/65 ).


Imagem: esquema contendo reserva legal, APP e nascente; reprodução

Manejo florestal: um conjunto de técnicas aplicadas para colher cuidadosamente parte das árvores grandes de tal modo que as menores, a serem colhidas posteriormente, sejam protegidas. Com a adoção do manejo a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos.
Sustentabilidade: é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas” (“Relatório Brundtland” de 1987).


Imagem: símbolo da sustentabilidade; reprodução

Fontes: aqui | aqui | aqui | aqui


Postado às 22:00

0 comentários:

Postar um comentário